domingo, 18 de setembro de 2011

Arte Românica

Profª Luciana Petroni
Artes
6º A e B

As igrejas são sempre grandes e sólidas, por isso são chamadas de "Fortalezas de Deus".


As características mais significativas da arquitetura românica são a utilização da abóbada, dos pilares maciços que a sustentam e das paredes espessas com aberturas estreitas usadas como janelas.


A pintura românica é caracterizada pela deformação e colorismo. A deformação traduz os sentimentos religiosos, a figura de Cristo é sempre maior do que as outras. O colorismo realizou-se no emprego de cores chapadas, uniformes, sem preocupação com jogos de luz e sombra.

12 comentários:

  1. A arte bizantina

    Em 395, o imperador Teodósio dividio em duas partes o imenso território que dominava: o império romano do ocidente e o império romano do oriente.
    O império romano do ocidente, que ficou com a capital em Roma, sofreu sucessivas ondas de invasões bárbaras ate cair completamente em poder dos invasores, no ano de 476 datas que marca o fim da idade antiga e o inicio da idade media. Já o império romano do oriente apesar das continuas crises políticas que sofreu conseguio manter sua unidade ate 1453, quando os turcos tomaram sua capital, Constantinopla. Teve inicio então um novo período estorico a idade moderna.
    Constantinopla foi fundada pelo imperador Constantino, em 330, no local onde ficava Bizâncio, antiga colônia grega. Por causa de sua localização geográfica entre a Europa e a Ásia, no estreito de bosforo, esta rica cidade foi palco de uma verdadeira síntese das culturas greco-romana e oriental. Entretanto, o termo bizantino, derivado de Bizâncio, passou a ser usado para nomear as criações culturais de todo o império do oriente, não só daquela cidade.
    O império bizantino – como acabou sendo denominado o império romano do oriente – alcançou seu apogeu político e cultural durante o governo do imperador Justiniano, que reinou de 527 a 565.
    Para que a arte atingissi melhor esse objetivo, uma serie de convensoes foram estabelecidas, tal como na arte egípcia. Uma delas foi a frontalidade, pois a postura rígida da figura leva o observador a uma atitude de respeito e veneração pelo personagem representado. Por outro lado, quando o artista reproduz frontalmente as figuras, ele mostra um respeito pelo observador, que vê nos soberanos e nas personagens sagradas seus senhores e protetores.

    ResponderExcluir
  2. Escola Estadual Fernando Corrêa

    Nome: Isabela Andrade dos Santos, Rayssa da Silva Alcamin Munhoz e Lorrayne Souza de Oliveira.

    N°: 17, 26 e 22.

    Série: 6° “A” Prof°: Luciana Petroni.

    Data: 26/09/2011

    Disciplina: Artes


    A arte Bizantina


    Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.
    O Império Romano do Ocidente, que ficou com a capital em Roma, sofreu sucessivas ondas de invasões bárbaras até cair completamente em poder dos invasores, no ano de 476, data que marca o fim da idade Antiga e o inicio da idade Média.
    Constantinopla foi fundada pelo imperador Constantino, em 330, no local onde ficava Bizâncio, antiga colônia grega.
    Entretanto, o termo bizantino, derivado de Bizâncio, passou a ser usado para nomear as criações culturais de todo o Império do Oriente, e não só daquela cidade.
    A Arte Bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta do Imperador, considerado sagrado, representante de Deus e com poderes temporais e espirituais.
    Por outro lado, quando o artista reproduz frontalmente as figuras, ele mostra um respeito pelo observador, que vê nos soberanos e nas personagens sagradas que seus senhores e protetores.
    As personalidades oficiais e os personagens sagrados passaram também a ser retratado de forma a trocar entre si seus elementos caracterizado.
    No século VI, Justiniano tentou reunificar o Império Romano e, por isso. Iniciou a guerras de conquista no Ocidente.
    Por ser importante ponto estratégico, a cidade Ravena, dominada há muito tempo pelos ostrogodos, foi uns dos alvos mas visados pelo Imperador para a conquista da Península Itálica.
    No entanto, as igrejas revelam uma arte bizantina mais madura são as da época Justiniano, como a de São Vital, em Ravena. Devido á uma planta octogonal, o espaço interno apresenta possibilidades de ocupação diferentes das outras igrejas.

    ResponderExcluir
  3. Escola Estadual Fernando Corrêa
    aluno: Ricardo Carona de M. Falco]
    Prossora: Luciana
    6° A




    Arte Bizantina


    Eu entendi que a arte bizantina era muito conhecida pelas igrejas que eram gigantescas e luxuosas elas eram feitas com cúpulas, janelinhas e também cheios de arcos. Os desenhos que eram feitos nessas igrejas, eram de cristo e eles utilizavam muito é a cor dourada que quer dizer o ouro.
    Uma das artes mais antigas de época é de mosaico que são pequenos pedas de pedras colorida, piso e etc... Mais como os outros desenhos normais com tintas eles procuravam, realçar a cor dourada do ouro.



    Arte Romanica



    Depois das primeiras décadas do século III, os inperadores romanos começaram a enflentar lutas internas pelo poder. Havia, ainda, a ameaça à fronteiras do império por parte de povos invasores, a quem os romanos chamavam de “ bárbaros”. Começava a decadencia do império Romano eo desaparecimento quase completo, na Europa ocidental, da cultura greco-romana, ou clássica..

    ResponderExcluir
  4. Alunos:Vinícius Fernando °29 & Bruno Henrique °7

    Data:26/09/2011 Serie:6° “A” Professora: Luciana

    Arte Bizantina e Arte Românica


    Nós entendemos que a Arte Bizantina é rica em Igrejas, que são muito grandes que são feitas por cascos de pedras coloridas de mosaicos. A afirmação do cristianismo coincidiu historicamente com o momento de esplendor da capital do Império Bizantino. Por isso, ao contrário da arte cristã primitiva , que era popular e simples , a arte cristã depois da oficialização do cristianismo assume um caráter majestoso, que exprime poder e riqueza



    Arte Românica

    Depois das primeiras décadas do século III, os imperadores romanos começaram a enfrentar lutas internas pelo poder.
    Havia, ainda, a ameaça ás fronteiras do império por parte de povos invasores , a quem os romanos chamava “bárbaros.”
    Começava a decadência do Império Romano e o desaparecimento quase completo , na Europa ocidental, da cultura greco-romana,s só viriam a ser retomadas no século IX , com Carlos Magno,coroado imperador do Ocidente.

    ResponderExcluir
  5. Escola Estadual Fernando Correa
    Aluno: Alexandre Nº. 01 Ano: 6º“A” Data:26/09/2011

    Resumo

    Eu entendi que No império romano havia a Roma Oriental (Constantinopla) e a Roma Ocidental. Na região Oriental, a arte bizantina era cercada por um povo que defendia a iconoclastia, ou seja, a repulsa de manifestar a fé através de esculturas; os templos eram pobres por fora, mas ricos por dentro, pois assim simbolizava como deveria ser o ser humano.
    Na região Ocidental desenvolvia-se a arte românica, sem ligação com a romana, a arte românica ou normanda era antigreco-romana. A arte românica não era iconoclasta, pois utilizava a esculura religiosa como forma de catequizar os fiéis analfabetos, uma arte didática. A arte românica sucede a arte “paleocristã”, sofreu influência artística de povos bárbaros como os normandos, vikings e visigodos

    ResponderExcluir
  6. Nome:Caio Henrique e Henzo Felipe
    Nº:07 e 13


    Resumo
    A arte bizantina
    A arte bizantina tem suas igrejas muitos grandes e bonitas,
    dentro delas tem a abóbada e por fora a cúpula que é a parte redonda do teto, a cúpula é formada por quatro arcos e ampliadas por duas absides que, por sua vez, são ampliadas por mais cinco pequenas absides.
    Esse caráter majestoso da arte bizantina pode ser observado tanto na arquitetura como nos mosaicos e nas pinturas que decoram o interior das igrejas. Um dos melhores exemplos disso é a basílica de Santa Sofia construída e ornamentada de acordo com o gosto das classes mais ricas.
    A arte romana
    O arco foi um importante recurso de arquitetura que os romanos conheceram com os estrucos e empregaram em muitas de suas obras.
    A maior parte das pinturas romanas hoje conhecida provém das cidades de Pompéia e Herculano, soterradas pela erupção do Vesúvio em 79 d.C. As pinturas de Pompéia-cujas ruínas foram descobertas no século XVIII-fazem parte da decoração das paredes internas dos edifícios.
    Inicialmente, decoravam-se as paredes com uma camada de gesso pintado para dar impressão de placas de mármore.
    .

    ResponderExcluir
  7. ARTE BIZANTINA



    EM 395 , O IMPERADOR TEODOSIO DIVIDIU EM DUAS PARTES O IMENSO TERRITORIO QUE DOMINAVA : O IMPERIO ROMANO DO OCIDENTE EO IMPERIO ROMANO DO ORIENTE.
    O IMPERIO ROMANO DO OCIDENTE , QUE FICOU COM A CAPITAL EM ROMANICO SOFREU SOCESSECIVAS

    JOAO LAZARO Nº 33

    ResponderExcluir
  8. Pintura e Escultura

    A pintura bizantina não teve grande desenvolvimento, pois assim como a escultura sofreram forte obstáculo devido ao movimento iconoclasta. Encontramos três elementos distintos: os ícones, pinturas em painéis portáteis, com a imagem da Virgem Maria, de cristo ou de santos; as miniaturas, pinturas usadas nas ilustrações dos livros, portanto vinculadas com a temática da obra; e os afrescos, técnica de pintura mural onde a tinta era aplicada no revestimento das paredes, ainda úmidos, garantindo sua fixação.

    Destaca-se na escultura o trabalho com o marfim, principalmente os deitemos, obram em baixo relevo, formados por dois pequenos painéis que se fecham, ou trítios, obras semelhantes às anteriores, porém com uma parte central e duas partes laterais que se fecham.




    Arquitetura

    O grande destaque da arquitetura foi à construção de Igrejas, facilmente compreendido dado o caráter teocrático do Império Bizantino. A necessidade de construir Igrejas espaçosas e monumentais determinou a utilização de cúpulas sustentadas por colunas, onde haviam os capitéis, trabalhados e decorados com revestimento de ouro, destacando-se a influência grega.


    Nome: Quezia
    Professora: Luciana

    ResponderExcluir
  9. A Arte bizantina
    Império romano do ocidente que focou com a capital em Roma. E quando sofreu sucessivas ondas de invasões bárbaras ate cair completamente.
    Já no império romano do oriente, apesar das continuas crises política que sofreu conseguiu manter sua unidade ate 1453.
    A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de Deus e com poderes temporais e espirituais.
    Por isso, ao contrário da arte crista primitiva, que era popular e simples, a arte crista depois da oficialização do cristianismo assume um caráter majestoso, que exprime o poder e riqueza.
    Para que a arte atingisse melhor esse objetivo, uma serie de convenções foram estabelecida, tal como na arte egípcias.
    As personalidades oficiam e os personagens sagrados passaram também a ser retratados de forma a trocar entre si seus elementos caracterizadores assim e representação de personalidade oficial sugeria que se tratava de personagens sagrados.


    Arte românica
    ARQUITETURA: As características mais significativas da arquitetura românica são utilizadas abobadas dos pilares maciços que sustentam e das paredes espessas com abertura estreita usadas como janela.
    Entre os lugares mais procurados estava Jerusalém, onde Jesus morreu Roma onde fica a cede de igreja católica e Santiago de compus tela Espanha, onde se crê estar enterrado Apostolou Tiago.

    APINTURA: A característica essencial da pintura românica foi a deformação e o coloris mo
    Os áfricos tinham como modelo as ilustrações dos livros religiosos pois na época, nos conventos eram intenso a produção de manuscrito ilustrado a mão com cenas da historia sagrada.

    ALUNO (A): Any e Leila

    PROF: Luciana

    SERIE:6 ano B

    ResponderExcluir
  10. NOME:NATHALIA E JHENIFFER
    Nºs:34 E 14
    SÉRIE:6ºANO B
    PROFESSORA:LUCIANA




    RESUMO DA ARTE
    BIZANTINA
    Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.
    O Império Romano do Ocidente, que ficou com a capital em Roma, sofreu sucessivas ondas de invasões bárbaras até cair completamente em poder dos invasores, no ano de 476, data que marca o fim da Idade Antiga e o inicio da Idade Média. Já o Império Romano do Oriente, apesar das contínuas crises políticas que sofreu, conseguiu manter sua unidade até 1453,quando os turcos tomaram sua capital,Constantinopla

    RESUMO DA ARTE
    Romana

    Nós entendemos que a Arte Românica tem muitos monumentos conhecidos pelo mundo, como por exemplo, a torre de pisa.
    A Arte Românica desenvolveu – se desde o século Xl até o início do século Xlll.
    As Abóbadas eram muito conhecidos como a Abóbada de Berço e Abóbada de Aretas. Abóbada de Berço consistia num semicírculo e a Abobada de Arestas consistia na intersecção, em ângulo reto,, de duas Abobadas de Berço apoiadas sobre pilares.

    ResponderExcluir
  11. A Arte Bizantina

    Em 395, a Imperador Teodósio dividiu em duas parte o imenso território que dominava: o Império Romano do Ocidente e o Empério Romano do Oriente.
    O Império Romano do Ocidente, que ficou com a capital em Romano, sofreu sucessiva ondas de invasões Bárbaras até cair completamente em poder dos invasores.
    Já o Império Romano do Oriente, apesar das contínuas crises políticas que sofreu, conseguiu manter sua unidade até 1453, quando os turcos tomaram sua capital.
    O Império Bizantino – como acabou sendo denominado o Império Romano do Oriente – alcançou seu apogeu político e cultural durante o governo do Imperador Justiniano, que reino de 527 a 565.


    Nomes: João Vitor , Leonardo da Silva e Wladimir Santander

    Serie:6° B

    ResponderExcluir
  12. Mosaicos

    O Mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de Justiniano, consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. A arte do mosaico serviu para retratar o Imperador ou a imperatriz, destacando-se ainda a figura dos profetas.

    Nome: sara

    ResponderExcluir